top of page
1/4
História e belezas de Navegantes, e outras informações
​
Navegantes é uma das mais belas cidades do litoral catarinense. Cidade colonizada por portugueses açorianos no tempo do Império traz consigo a experiencia daquelas famílias que ocuparam o lugar para trabalhar e fazer crescer a região.
As famílias de descendência açoriana começaram a emigrar para a região do Vale do Itajaí em meados do século XVIII. O povo Católico recebeu, em 1896, da Câmara Episcopal de Curitiba, a autorização para a construção da Capela em honra e devoção à Nossa Senhora dos Navegantes, São Sebastião e Santo Amaro, inaugurada dois anos depois. As terras de Navegantes pertenceram à Itajaí até 30 de maio de 1962, quando, pela Lei Estadual nº 828 criou-se o Município de Navegantes. Um ano antes de sua emancipação, 1961, o prefeito de Itajaí declara como de utilidade pública a área para a construção do aeroporto de Navegantes.
Em 16 de agosto de 1962 é instalado oficialmente o Município de Itajaí e nomeado, pelo Governador Celso Ramos, em 03 de setembro de 1962, para exercer o cargo de Prefeito Provisório, Athanásio Joaquim Rodrigues. Em 7 de outubro do mesmo ano, ocorreu a primeira eleição de vereadores e prefeito do Município de Navegantes, eleito para Prefeito Cirino Adolfo Cabral. Segue-se a gestão atual com o Prefeito Emílio Vieira.
​
Navegantes pertence à mesoregião do Vale do Itajaí. Faz limites ao norte com Balneário Piçarras e Penha, ao oeste com Ilhota e Luiz Alves, ao leste com Oceano Atlântico e Sul com Itajaí, separados territorialmente pelo largo rio Itajaí-Açu.
​
Área: 111,461km²
Vegetação: Mata Atlântica
Clima: Mesotérmico úmido
Gentílico: Navegantino
População (2019): 81 475 habitantes
​
Conheça alguns pontos turísticos de Navegantes:
Praia do Gravatá
Ferry Boat, para a travessia entre Itajaí e Navegantes
Pedra do Miraguaia
Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder
Praia do Pontal
Santuário Nossa Senhora dos Navegantes
Fonte: Prefeitura do Município de Navegantes
bottom of page